CONTEXTUALIZAÇÃO
A Conferência Final do Projeto PLUS sobre Sustentabilidade e Educação para o Desenvolvimento Sustentável tem como objetivo reunir todas as universidades parceiras do PLUS, especialistas globais, educadores, decisores políticos, investigadores e profissionais para promover o discurso sobre o desenvolvimento sustentável através da educação. Esta conferência proporcionará uma plataforma para a troca de conhecimentos, capacitação e colaboração para promover abordagens inovadoras para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
A Sustentabilidade e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) é um tema altamente relevante para a Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo), uma vez que desempenha um papel fundamental na formação de educadores que possam integrar a sustentabilidade no sistema educativo de Moçambique. Dada a vulnerabilidade do país às alterações climáticas, aos desafios ambientais e às desigualdades socioeconómicas, a ESD equipa os alunos com o conhecimento e as competências para promover a resiliência, os meios de subsistência sustentáveis e o envolvimento comunitário. A UP-Maputo pode aproveitar os sistemas de conhecimento locais e globais para promover práticas de sustentabilidade culturalmente relevantes, ao mesmo tempo que contribui para a investigação, o desenvolvimento de políticas e a colaboração interdisciplinar. Além disso, a integração da sustentabilidade nos seus programas académicos aumenta as parcerias internacionais, as oportunidades de financiamento e as perspetivas de carreira nos setores da economia verde e da educação, reforçando o papel da universidade no desenvolvimento sustentável de Moçambique.
A agenda da conferência incluirá apresentações principais, painéis de discussão e workshops interativos abordando temas importantes como a resiliência climática, a pedagogia sustentável, a integração curricular e as iniciativas de sustentabilidade baseadas na comunidade. Os participantes irão explorar as melhores práticas na implementação da EDS, metodologias de ensino inovadoras e estruturas políticas que apoiam a sustentabilidade na educação. Sessões especiais irão destacar desafios e oportunidades regionais, permitindo que instituições como a UP-Maputo nas regiões da América Latina e África Austral, bem como na Europa, adaptem estratégias que se alinhem com os contextos locais. A conferência facilitará também oportunidades de networking para investigadores e profissionais, promovendo colaborações de longo prazo que promovam mudanças impactantes na educação para a sustentabilidade.